sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aos formandos de PP 2009

Casperianos queridos, foi uma honra poder representá-los como orador do curso. Obrigado pelo apoio e toda a vibração, de verdade!

Abaixo, mais ou menos o discurso que fiz na colação de grau, para vocês se recordarem desse dia quando quiserem. Não dá pra reproduzir exatamente, mas não sai muito disso. Beijos!


Todos os dias eu encaro a folha em branco para encantar os desconhecidos. Para falar bem dos outros, para pensar em como emocionar, fazer uma ideia ser aceita. A gente pensa no simples e no mirabolante, planeja muito e tira soluções do nada.

Mas, pra falar sobre esses 4 anos de Cásper, não é preciso nenhuma folha. Na verdade, difícil mesmo é organizar os pensamentos. A cada hora que fechamos os olhos, nasce um novo texto.

Vocês se lembram de ontem? Nós éramos chamados de bixos e tudo era novidade: descobrir a existência do andar 3 e meio no dia da matrícula, se deparar pela primeira vez com uma quadra no 6º andar. Se apaixonar por uma bateria que dita o ritmo dos nossos corações em uníssono, experimentar as primeiras rivalidades do JUCA.

Ainda tiveram as baladas, mas é sacanagem pedir para que vocês se lembrem delas, porque todas eram “open bar”.

Então chegamos aqui. Éramos bixos e, de repente, viramos veteranos conduzindo um grupo todo pintado e melecado para o bar. Em uma velocidade absurda, chegamos ao fim, e tem um diploma com o nome de cada um esperando para ser entregue. Um pedaço de papel que você vai pendurar na parede ou guardar na obscuridade de um armário.

Mas não é isso que vai mudar nossas vidas.

O que vai mudar as nossas vidas são as madrugadas que passamos em claro fazendo tcc, ou aquele pesado livro do Kotler que carregamos pra cima e pra baixo porque nos falaram que era a bíblia. O que vai mudar as nossas vidas é o colchão de ar que furou no JUCA, ou as aulas de filosofia no boteco. Ou aquele projeto concorrencial que até agora não sabemos quem ganhou, ou a galera pulando na piscina nos churrascos.

Para nos tornarmos o que agora somos, foram necessárias muitas conversas importantes no escadão. Horas intermináveis de estresse na fila da impressão. E também a doutrina de professores com critérios “injustos, desconexos e aleatórios”, aulas sobre “qual o sentido da vida, seu desgraçado?” e professores que madrugaram ao nosso lado para responder a e-mails corrigindo os projetos.

E, por falar em projetos, de quantas coisas abrimos mão para chegar até aqui? Quantos amigos partiram para buscar seus sonhos em outro lugar? Mas nós que ficamos temos que ter orgulho. Temos que nos sentir privilegiados de conhecer nossos amigos e fazer parte de um grupo tão especial.

Por muitas vezes, fomos indisciplinados e travamos guerras com professores. E hoje em dia isso virou virtude, já que nos fez chegar até aqui. A gente não faz sentido, até porque a maioria das pessoas não entende o que nós fazemos. Ou como temos que ser adaptáveis a qualquer mudança social, cultural e econômica. Ou como podemos arrumar emprego tomando cerveja e até mexendo no twitter.

Nem tudo é tão maravilhoso como fazemos parecer ser. Nós criamos mundos fantásticos, mas a verdade é que apenas somos procurados quando existem problemas. E as pessoas ainda acreditam que trabalhamos brincando, porque a gente tem acesso a Orkut, facebook, lastfm e qualquer outra tranqueira no ambiente de trabalho. Mas a verdade é que a gente é obrigado a conhecer e experimentar qualquer coisa nova nova que apareça, pois pode ser a próxima tendência.

Por tudo isso, se não ficarmos espertos, rapidinho viramos dinossauros e seremos descartados do mercado. Então, a partir de agora, é bom fechar os olhos de vez em quando e lembrar dos 4 anos de faculdade. Fechem os olhos e deixem que essas memórias tragam consigo novas ideias. Porque é isso que vai mudar nossas vidas sempre que precisarmos.

8 comentários:

  1. eu me orgulho, tá? :)
    e queria muito ter assistido, poxa.

    um beijo, querido.

    ResponderExcluir
  2. Tb queria ter assistido.
    Muito bem resumido, Enzinho.

    E parabéns pelo discurso, e parabéns para todos nós, formados com muito louvor!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz mesmo em saber que você foi o orador, e mais feliz em ver um texto como esse, prazeroso, sincero, cheio de vida!
    Sua jornada apenas começa, e tenho certeza de que ela será gloriosa, cheia de conquistas e bons sentimentos, assim como são os seus textos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ficou demais.
    e deve ter sido melhor ainda sendo assistido =]

    O bom é saber que tenho um grande mentor =p

    Abraço cara.

    ResponderExcluir
  5. era pra ser, mas não foi minha formatura (ainda hahaha) mas posso dizer com sinceridade que chorei aqui mesmo na frente do pc, como se estivesse lá.

    cada momento bobo e cada momento tenso, que acabam se tornando especiais... você foi, e pra mim por duas vezes rs, e sempre vai ser 'aqueeele cara da faculdade, aquele foda, sabe?'

    ResponderExcluir
  6. Eh, a família do Jadiel12 adora vc!! Vibramos!! ;D

    ResponderExcluir
  7. tudo que eu dissesse aqui não ia ser surpresa...

    mesmo se eu falasse q o discurso está de fato foda, nem se eu disser que essa galera era e é, também, muito, muito especial pra mim...

    e ainda que eu descrevesse cuidadosamente a alegria que eu senti de dividir esse momento e outros, os do começo do curso - lembra? - com pessoas que eu adoro tanto... cara, eu ia estar sendo repetitiva, sabe?....

    então, assim, nem falo nada... ;)

    ResponderExcluir
  8. E ninguém gravou?? Cadê o vídeo! Quero assistir! =]

    ResponderExcluir