quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A alameda

O que caracteriza uma alameda, por definição, são as àrvores que acompanham seu caminho. Porém, há uma alameda especial, onde podemos caminhar tranquilamente de braços dados, com a certeza da aparição de um banquinho providencial. Ela tem casinhas que lembram outro canto do mundo, e suas pequenas ruas nos recebem com sorriso de covinhas no rosto.

A alameda com sua tranquilidade, com pequeninos e simpáticos comércios bem peculiares. Coisas diferentes, coisas feitas à mão. Coisas simpáticas e rústicas que ganham valor pela simplicidade e bom gosto. Aquele lugar foi escolhido a dedo, com assentos tão convidativos quanto belos e sorridentes olhos. Ela tem perfume, e sua paisagem combina com leves vestidos para passeios em dias de verão.

Quando anoitece, a alameda continua tranquila. Ficam poucas luzes acesas, permitindo que nos aconcheguemos em um cantinho aproveitando a meia-escuridão. E os rostos se iluminam quando os faróis dos carros batem por poucos segundos, apenas para refletir intensos brilhos nos olhos. E a lua, imponente, ainda deixa cair seu prateado para banhar sutilmente as paredes do lugarzinho.

E então, a madrugada toma a alameda. E é hora de dormir com sonhos e planos, com passeios a curto prazo e promessas de retorno. É hora de despedidas longas, de lidar com a vontade de ir embora, de repetir incansávelmente a "última vez". É o início da saudade, da nostalgia que trará lembranças da nossa alameda. Mas a gente volta, fugindo da chuva, ou aproveitando um passeio à agradável luz do sol.

4 comentários:

  1. alamedas, todas elas, me lembram
    "se essa rua, se essa rua fosse minha...
    eu mandava, eu mandava ladrilhar
    com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
    para o meu, para o meu amor passar"

    e me deixam saudosista...

    ResponderExcluir
  2. E a gente volta sempre com um gostinho de quero mais.

    Ainda bem que você fez um novo blog, e voltou a escrever. =]

    ResponderExcluir
  3. eu gosto da pureza com a qual você escreve e divaga sobre essas coisas tão pequenininhas, mas tão significantes.

    como disse o pequeno aí: "ainda bem que você fez um novo blog, e voltou a escrever"

    :D

    ResponderExcluir